* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Em maio as explosões solares ficarão mais fortes, por João Mello, da Revista Galileu


Em maio as explosões solares ficarão mais fortes - entenda esse violento fenômeno (matéria publicada na Revista Galileu, em abril de 2013)

Como as tempestades solares são formadas? O que elas são capazes de fazer no corpo de um astronauta? Qual a explosão mais forte já registrada? GALILEU conversou com especialista pra esclarecer o que o próximo mês de maio significa para o Sol – e para quem mora na Terra.


por João Mello

Editora Globo
Flagra de uma forte explosão solar: plasma pode ser jorrado a mais de 700 mil km de distância //Crédito: NASA

O Sol é uma bomba atômica que não para de explodir. De tempos em tempos, essas explosões atingem seu ápice, fenômeno chamado de 'máxima solar'. Os resultados desse evento podem ser ao mesmo tempo devastadores e surreais: em um dia de 1859, por exemplo, era possível ler um jornal no meio da rua, mesmo à noite. Hoje, essa violência poderia causar uma chuva de satélites.

Sabendo que o próximo auge das explosões deve ser mês que vem, em maio, há muita gente ficando nervosa. Mas não há motivos para se preocupar: tudo leva a crer que será um ápice discreto.

Os ciclos costumam durar 11 anos, mas isso é uma média, já que eles podem variar entre 9 e 14 anos. O ciclo atual, então, deve ter começado em meados de 2008 e provavelmente irá até o final de 2018. “É tudo uma questão de vales e picos. Esse pico atual é bem ameno. Mas uma ou outra explosão pode ser extremamente poderosa” explica Ulisses Capozzoli, doutor em Ciências pela USP. Esse é considerado o 24º ciclo – isso porque a Humanidade começou a acompanhar a atividade solar há um período relativamente recente, ainda mais se considerarmos a escala cósmica.

A NASA mantém um observatório em Doulder, nos EUA, cuja função é monitorar o que acontece com a estrela que regula a vida dos terráqueos. Lá, os cientistas acompanham a chamada heliosismologia, nome dado ao estudo que investiga os tremores na superfície do Sol. Eles não são capazes de prever explosões apocalípticas daqui a uma década, mas é possível antecipar tempestades que irão acontecer nas próximas horas ou dias. “Nosso conhecimento do Sol é relativamente grande, mas não o suficiente para entendermos uma série de fenômenos”, diz Ulisses.
 
Não é difícil relacionar a imagem do Sol explodindo com o fim da vida na Terra. Para tranquilizar a todos, GALILEU conversou com Ulisses para entender de uma vez por todas o que são as explosões solares e com elas podem afetar nossa vida. Confira a entrevista:

Como as tempestades solares surgem?

O coração do Sol é um reator natural de fusão nuclear funcionando a 15.000.000 °C. Lá dentro tem uma quantidade muito grande de matéria, uma pressão gravitacional enorme:  340 bilhões de vezes maior que na superfície da Terra. O que o Sol faz é transformar massa em energia: quatro átomos de hidrogênio são “amassados” para formar um átomo de hélio. Como tem mais massa de hidrogênio que de hélio, essa sobra é jogada pra fora.

Ás vezes demora 1 milhão de anos pra essa energia subir até a superfície do Sol. Imagine uma bola de futebol atravessada de um lado pro outro por uma mola. Essa mola, no caso do Sol, é uma linha magnética que impede que essa energia venha até essa superfície. Essa linha vai ficando emaranhada até que ela se rompe. É aí que a energia é liberada abruptamente. Quando essa linha se rompe, a energia sobe e o plasma é jogado com violência. Em dezembro de 2012 houve uma explosão que jogou plasma a 700 mil km de distância, É quase duas vezes a distância daqui pra Lua.

Os astronautas podem sofrer danos com as tempestades solares?
Uma tempestade solar tem poder para alterar a codificação genética dos seres humanos: o astronauta pode desenvolver câncer, já que as células são modificadas. A radiação solar e a radiação cósmica também podem ocasionar problemas de visão, como a catarata.

Nós poderíamos ir para Marte agora, temos aeronaves com tecnologia o suficiente para isso. Mas um dos entraves é a radiação cósmica. A ISS (Estação Espacial Internacional) tem um abrigo especial para esse tipo de situação – é um cômodo revestido por paredes de chumbo. Não à toa, o Super-Homem não enxerga através de paredes com chumbo.

O que uma tempestade solar realmente intensa poderia causar aqui na Terra?

Teve uma explosão solar em 1859 que incendiou redes de telégrafo. Hoje, uma quantidade de energia que nem essa danificaria uma série de satélites, haveria interrupção temporária das transmissões de TV ou até mesmo a ruína total dos satélites. Além disso, o vento solar pode inchar a atmosfera, fazendo com que satélites em órbita rocem na atmosfera, percam velocidade orbital e caiam na Terra. Tripulações de aviões poderiam ter problemas: um avião que sai dos EUA pro Japão faz uma rota polar. Isso significa que haveria um bombardeio de partículas – essas pessoas iriam adquirir uma probabilidade maior de desenvolver câncer, se comparado com quem está no solo. O Sol é uma bomba atômica.

____________________________

Brasil, maio de 2013


Universidade Planetária do Futuro - Ano IV
Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente
.
Depto de Divulgação Cultural e Científica
Coordenação: Ana Felix Garjan
anafelixgarjan.artes2010@gmail.com
artforum.brasil@gmail.com

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog