* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Universidade Planetária: Sínteses e Humanidades

                  Universidade Planetária do Futuro:
Espaço que respira a arte do Planeta e do Universo...

O tempo é testemunha dos projetos dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil UNIFUTURO e do Grupo Artforum Renaissance Vie Universelle, que é o Grupo coordenador de todos os grupos e projetos da Sociedade Cultural Artforum Brasil Unifuturo, que registrou 10 anos de setembro de 2009.

Nossos projetos têm compromisso com a cultura de paz, defesa dos direitos humanos, da natureza e do planeta. Enfim, trabalhamos pelo "Mundo Melhor".

A Universidade Planetária do Futuro é mais um portal de projetos de futuro, que estão sendo organizados e divulgados nos meios virtuais de comunicação, de encontros e eventos presenciais entre pessoas que coordenam os Grupos Artforum Brasil Unifuturo através do Programa Universidade Aberta do Brasil, "Telhados do Mundo", onde são gerados os roteiros e agendas, a partir de estudos e pesquisa de conteúdos que interessam à Universidade, a partir da idealização da pesquisadora Ana Felix Garjan.

A Universidade Planetária do Futuro é um projeto previsto no PLANO ATUAL DA ARTFORUM BRASIL "NOSSA DÉCADA 2001-2010", que foi desenvolvido no contexto do Programa Universidade Aberto do Futuro "Telhados do Mundo", que registrou 10 anos de estudos, roteiros, fóruns, projetos, agendas culturais e programações dos Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO.

O Plano ARTFORUM "Nossa Década 2001-2010", teve como referência maior a "Declaração do Milênio" da ONU - Organização das Nações Unidas, de 2000, na mudança para o século XXI e Terceiro Milênio, estes iniciados com problemas mundiais, como a guerra no Iraque, desastres aéreos, a queda do COLÚMBIA, com a morte de sete astronautas americanos, desastres ambientais, protestos mundiais e muita violência nas cidades e metrópoles.

A partir de então foi organizado o Programa Universidade Aberta do Futuro "Telhados do Mundo", como meio de desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos relacionados à humanidade, à natureza, ao planeta e ao futuro, numa visão holística e quântica dos Grupos Artforum Brasil XXI.

Estamos iniciando os novos passos dos Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO, neste ano de 2010, que representa para nós, os bons resultados do ciclo de uma década de trabalho, sonhos e realizações no âmbito cultural, literário, artístico, ecológico, a partir de fóruns e congressos universitários, através do Programa Universidade Aberta do Futuro " Telhados do Mundo", que resultou na elaboração do documento fundamental dos Grupos Artforum UNIFUTURO:
O Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta.

A Universidade Planetária do Futuro é em seu bojo fundamental o resultado de interações interdisciplinares no âmbito de centros de transferência de conhecimento e de universidades no Brasil e fora.

Os Grupos Artforum Brasil Unifuturo foram mantidos, durante dez anos pela Fundação Artforum Brasil - sociedade cultural privada, humanista e social, sem fins lucrativos, que apóia os projetos de Ana Felix Garjan e seus convidados.

A partir de 2010, uma vez que a missão do Plano "Nossa Década 2001-2010" foi cumprida, a Artforum Brasil XXI deixa de ser uma fundação patrocinadora da Artforum Brasil Unifuturo, e promove o processo de desenvolvimento da organização da Universidade Planetária do Futuro. Em sua estrutura registra patronos, membros-fundadores e membros participantes que estarão sendo convidados pela presidente da atual Universidade Planetária do Futuro.

No mês de abril deste ano de 2010 foram organizados roteiros especiais, mini - fóruns e encontros com membros fundadores e diretores da Artforum Brasil para a escolha de novas estratégias para o desenvolvimento de sua estrutura, a partir da tese cultural "Millennia Beaureallis" e "Fórum do Ser Humano".

A tese e roteiro é de autoria da socióloga Ana Felix Garjan, que é considerado o ponto de partida da Universidade do Futuro, desde 2001. Ela compartilhará com seus convidados novos espaços do Fórum da Universidade Planetária do Futuro, ao mesmo tempo em que conta com seus consultores para a definição de estratégias de continuidade para as próximas etapas de desenvolvimento da tão sonhada Universidade do Futuro em 2001, que foi registrada como projeto, a partir de fevereiro de 2009.

A Universidade foi aberta oficialmente no Dia Mundial da Terra, em 22 de abril de 2010, como um dia foi sonhada em 2001, através do Plano “Nossa Década 2001 - 2002. Ela foi escrita à base de muitos sonhos, trilhas e perseverança. E os comprovantes dessa trajetória já estão sendo organizados no Memorial da Artforum Brasil Unifuturo, que já possui história para o futuro.

Ficou decidido em reuniões, seminários e avaliações realizadas em dezembro de 2009, entre os membros fundadores, que o projeto Universidade Planetária do Futuro seria iniciada em fevereiro de 2010, para fecharmos o ciclo do Programa Universidade Aberta do Futuro “Telhados do Mundo”, que será transformado em CENTRO DE PESQUISA E TRANSEFRÊNCIA DE CONHECIMENTO.

Estamos em período de transição, pesquisa e organização do destino da Universidade Planetária do Futuro, através de roteiros, notícias e informações sobre os acidentes ambientais que estão acontecendo no planeta, desde o dia primeiro de janeiro deste último ano da primeira década do século XXI.

Na Universidade Planetária haverá a divulgação de notícias, fotos, imagens e matérias de jornais do mundo, sobre assuntos e grandes temas relacionados à humanidade, à natureza, ao planeta e futuro, bem como sobre o Programa Espacial da NASA e sua galeria de fotos, uma vez que os assuntos espaciais interessam ao Artforum Renaissance Vie Universelle e Artforum Mundi Planet.

A partir desse mês de maio de 2010, a presidência, vice – presidência, 2ª Vice - presidência, Conselheiros e Consultores, já têm autorização dos membros - fundadores e da presidência do Conselho da Universidade Planetária do Futuro, para convidarem professores, pesquisadores, profissionais de destaque nas diversas áreas do conhecimento e das organizações ecos-culturais.

Serão convidados representantes de comunicação, órgãos, centros culturais, universidades, empresas, centros de pesquisa, centros de referências e ONGs que tenham foco na educação e arte social, além de setores de cultura de cidades brasileiras e de outros países que poderão participar da Universidade Planetária do Futuro, através de cursos, seminários, congressos, encontros e conferências que estejam relacionadas aos temas planetários e universais, numa visão metodologia transdisciplinar, interdisciplinar e transversal.

A Universidade Planetária do Futuro manterá os mesmos conceitos, missões e compromissos de seus patronos e fundadores oficiais, diante dos temas que estão relacionados às questões da humanidade, da natureza, dos animais, do planeta, do universo e do futuro de nossas gerações.

A sinergia dos tempos na sociedade do NMM - Nosso Mundo Melhor é algo fundamental para a interação que motiva novos pensamentos, idéias, ideais e utopias, diante dos grandes temas, filosofias e teoremas que farão parte das bases teóricas multiculturais da futura grade curricular da nossa Universidade Planetária do Futuro, que terá um Centro Universitário de Biodiversidade sobre a Amazônia, florestas, oceanos, rios, cachoeiras, lagos, lagoas, animais e plantas brasileiras, que terá como patrona em memória, a bióloga Margareth Mee, inglesa que desenhou a flora da Amazônia no início do sec. XX.

A presidência, conselho, consultores, diretores dos departamentos da nossa Universidade Planetária do Futuro desejam que este espaço seja registrado como um projeto importante e relevante, na FAPESP, como a PRIMEIRA UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, para o século XXI.

Já temos em nossos laboratórios de estudos, pesquisa e permanentes sonhos e utopia, que se convertem em "ânima". Tudo faz parte do Centro permanente de referências sócio-culturais e ecológicas, para o início da segunda década do século XXI, para que seja registrado o fechamento do ciclo de tempo e dos espaços que foram construídos e organizados pela Artforum Brasil UNIFUTURO e seus projetos que seguirão o novo Plano ARTFORUM NOSSA DÉCADA 2011- 2020.

Os Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO contam com apoios culturais de sua própria organização, e pretendem apresentar projetos a diversas instituições, para viabilizar patrocínios, apoios e permutas que facilitem os primeiros passos da UNIVERSIDADE PLANETÁRIA, no hoje e em seu futuro - amanhã.


Brasil, 06 de maio de 2010
Universidade Planetária do Futuro
Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO

MEMBROS DA UNIVERSIDADE PLANETÁRIO

Membros Patronos e Homenageados
Membros Fundadores e Gestores
Membros Conselheiros e Consultores
Membros Diretores e Assessores

Representantes dos Membros Fundadores
Conselheiros e Consultores:

*Professora Doutora Maria de Fátima Felix Rosar
Pós- Doutorado em História e Filosofia da Educação

*Professor Doutor Orlando Oscar Rosar
Doutorado em Economia

* Professora Ana Elizabeth da Silva Felix
Mestrado Em Filosogia da Edicação

*Professora Ana Maria Felix Garjan
Socióloga, pesquisadora em arte, escritora, poetisa
Diretora Cultural dos Grupos Brasil Unifuturo

*Administrador José Lino Costa Félix
Consultor Administrativo de Projetos

*Consultoria de Ciências da Computação
Dr. Cláudio Henrique Fortes Felix

*Consultoria em Economia
Dr. Luiz Fernando Dortes Felix

*Consultoria de Marketing Cultural
Publicitária Luciana Fortes Felix
.........................................................

Universidade Planetária do Futuro
*Presidente
Professora Ana Maria Felix Garjan
Socióloga, pesquisadora, poetisa,
escritora, promotora de arte,

Diretora Cultural e coordenadora
do Programa Universidade Aberta do Futuro
"Telhados do Mundo"- Artforum Brasil - 10 anos

*Vice Presidente
Professor Jaak Bosmans
Diretor de Marketing, poeta,
Presidente da Academia de Artes, Letras
e Cultura Maestro Arthur Bosmans
Diretor do Núcleo Artforum Brasil XXI
em Belo Horizonte - Minas Gerais

*2ª Vice Presidente
Professora Zélle Tupinambá Bittencourt
Jornalista, Consultora de projetos oficiais,
Pesquisadora de Física quântica,
Coordenadora de Projetos culturais

*Conselheira e Consultora
Professora Dechen Ivy Francis Ashu
Sabedoria Ancestral para a Vida Moderna
Ensinamentos de Dharma

*Conselheiro e Consultor
Doutor Nelson Godoy
Pesquisador de História da Arte
Advogado, Pintor e Fotógrafo

*Diretora de Divulgação Cultural
Dra. Clevane Pessoa
Psicóloga, Jornalista, Poetisa, Pintora
Diretora de Projetos Institucionais

*Diretora de Projetos de Saúde
e Campanhas Humanitárias
Dra. Edna Santana

*Direção de Marketing e Publicidade
Agência Artforum Inovatus
Ana Felix Garjan, Luciana Felix,
Carla Elder Pletzer e convidados

*Consultor Professor Celso Silva Amohi
Medicina Oriental e Terapias
Centros de Meditação

Outros convidados
Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO
http://www.artforumunifuturobrasil.org/
http://www.cidadeartesdomundo.com.br/

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog